FonFBHA quer alimentação fora do lar no Brasil Maior

02 de junho de 2014

O dirigente da entidade, Alexandre Sampaio, reiterou o pedido à presidente Dilma Rousseff Alexandre Sampaio representou a hotelaria e o setor de alimentação fora do lar no encontro com Dilma Rousseff
A desoneração da folha de pagamento aos setores contemplados pelo plano Brasil Maior, do governo federal, será permanente. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff em encontro com empresários esta semana no Palácio do Planalto.

Na ocasião, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, reiterou pedido para que também o segmento da alimentação fora do lar e as empresas de eventos fossem integrados ao programa, que já contempla a hotelaria. Outro pleito da entidade em prol da hotelaria foi de que a isenção de PIS/Cofins para faturamento diretamente de clientes no exterior seja estendida às reservas intermediadas por operadoras nacionais de receptivo. Segundo Sampaio, como a maioria do mercado é composta de micro e pequenas empresas, atualmente elas não podem usufruir da isenção desses impostos.

“Para a hotelaria, a primeira fase do Brasil Maior foi muito positiva. Contribuiu com o aumento da empregabilidade, o crescimento da massa salarial e a elevação das exportações. A vinda de mais turistas para o Brasil está ajudando a equilibrar o balaço de pagamentos da conta turismo”, avalia Sampaio, que no entanto entende que para os hotéis econômicos a política não foi vantajosa. “Como estes meios de hospedagem trabalham com preços baixos e pouca mão de obra, o faturamento foi proporcionalmente mais tributado”, completa o dirigente, que também manifestou apoio à extensão do Brasil Maior aos parques temáticos de entretenimento, que são intensivos de mão de obra e negócios extremamente sazonais. Também participaram do encontro em Brasília os ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, e o Secretário de Política Econômica, Márcio Holland.
Fonte; Revista Hotel News, edição do mês de maio de 2014