Copa do Mundo contará com 22 Unidades Móveis de Segurança

03 de junho de 2014

Serviço será prestado por viaturas com plataforma que atinge 15 metros e registra imagens. As polícias locais das 12 cidades-sede da Copa do Mundo contarão com um equipamento estratégico de alta mobilidade, que registra imagens e dá suporte para a ação das forças de segurança. Trata-se da Plataforma de Observação Elevada (POE), um caminhão equipado com tecnologia avançada de vídeo-monitoramento e que atua conectado em tempo real com o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC).

Produzidas pela Truckvan para a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), do Ministério da Justiça, 22 Unidades Móveis POE irão monitorar o que acontece nos entornos dos estádios. “Nós entendemos que as POEs serão um dos grandes legados da Copa do Mundo porque vão ficar aqui no Brasil a serviço das respectivas secretarias de segurança pública e poderão ser usadas pelas polícias em eventos, manifestações e datas comemorativas”, afirma Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan.

Um mastro telescópico instalado no veículo possibilita que um conjunto de seis câmeras atinja a altura de até 15 metros, gerando imagens que são transmitidas em tempo real para o SICC. A plataforma conta também com um sistema de vídeo analítico, que verifica as situações especiais que ocorrem nas imagens.
O equipamento possui capacidade de transmitir dados para o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), para os 12 regionais (CICCRs), para os centros móveis (CICCMs), e ainda para outras viaturas. Cada POE foi adquirida pelo valor de R$ 1.933.809,36.
Fonte; Revista Hotel News, edição do mês de maio de 2014