Viva São Sebastião, o Santo Prudentino

19 de janeiro de 2018

Você pode até não ser prudentino, mas com certeza já ouviu falar da Catedral, igreja que leva o nome do santo São Sebastião, o padroeiro da cidade. Quem passa na Praça Nove de Julho de longe ouve as badalas do sino que pertence à paróquia, um símbolo para mais de 200 mil pessoas que aqui habitam.

A Catedral certamente já marcou a vida de muita gente, seja no trabalho ou nos momentos com a família, afinal, ela é um dos monumentos mais bonitos da cidade. Fundada em 1925 pelo padre José Maria Martinez no coração de Presidente Prudente –SP, a igreja é uma das maiores da região e a que mais se celebra missa, além dos inúmeros casamentos.

Diversos prudentinos já compartilharam momentos especiais na Catedral e muitos trafegam pelo local nem que seja só para passear ou saborear as deliciosas pipocas doces ou salgadas vendidas entornos da igreja.

História de São Sebastião

A Catedral de São Sebastião carrega histórias preciosas e no dia 20 de janeiro celebra mais uma homenagem ao santo padroeiro protetor, que ajudava e socorria os leprosos daquela época, como um cristão ativo e convicto para todos os fiéis. De acordo com os registros do catolicismo, São Sebastião foi um verdadeiro mártir, morto após uma perseguição dirigida pelo imperador romano Diocleciano.

São Sebastião foi escolhido como santo padroeiro devido às condições da região, que eram precárias e com poucos recursos medicinais para proteger as famílias que viviam aqui, as bênçãos do padroeiro serviram para combater os males da cidade. Além de Presidente Prudente, São Sebastião também é o santo padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, por isso todo dia 20 de janeiro cariocas e prudentinos celebram o aniversário do santo com procissões e missas a fim de agradecer os milagres concebidos.

É claro que nos orgulhamos em fazer parte desta história, é uma honra ter como santo padroeiro um dos maiores mártires do catolicismo em uma cidade tão abençoada como Presidente Prudente.