O que fazer caso sua mala seja extraviada?

30 de agosto de 2018

Quilômetros longe de casa, mala e pertences perdidos no caminho, Sim, é um dos pesadelos mais temidos pelos viajantes. É comum que ocorra extravio de bagagem, principalmente se houver troca de aeronaves e você embarcar para o próximo voo e sua bagagem não. Caso tenha conexões, o risco pode ser ainda maior. Ademais, a companhia aérea pode esquecer de colocar a mala na esteira durante o check-in ou mandar para um destino errado. Vários fatores podem influenciar no extravio de bagagem.

O que fazer caso isso ocorra?

  • Reporte o fato

O primeiro procedimento a se fazer, é comunicar por escrito à companhia aérea, através do RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem), ainda no aeroporto. Existe o limite de 7 dias após o desembarque, porém diminui as chances de indenização. Se não conseguir preencher o RIB, utilize o SAC da empresa aérea via e-mail para reportar o problema.

  • Compensação pelo transtorno

Se a companhia não conseguir entregar a bagagem de forma imediata, você pode exigir uma compensação financeira para arcar com os itens de primeira necessidade. O preço varia segundo a rota e a empesa. Os recibos serão exigidos, assim caso tiver gastos, guarde todos os comprovantes. Se o atraso for superior a 72 horas para entregar a mala, a compensação financeira será maior.

Para voos domésticos, as companhias têm um prazo de 7 dias para se posicionar sobre o caso, de acordo com as regras da ANAC. Caso o extravio ocorra em voos internacionais, a empresa deverá reembolsar as despesas no limite de R$5.300, a ser pago em até 14 dias.

Se a bagagem for furtada, além do RIB é necessário fazer um boletim de ocorrência na delegacia, que mencione a companhia aérea, número do voo e todos os dados possíveis.

Como sabemos os transtornos que isso pode causar, é importante ficar atento. Se isso ocorrer, siga os passos listados e cobre a empresa até solucionar o problema.

Deixe seu comentário para dividir suas experiências em viagens, situações que te aconteceram! Estamos ansiosos para te ouvir!