Na onda dos Apps

12 de maio de 2015

A tecnologia tem estado cada vez mais presente na vida das pessoas de todas as idades e classes sociais. No Brasil, por exemplo, há mais de 50 milhões de usuários de smartphones com acesso a internet (número deve ser ampliado em 40% até 2017), sendo a classe C a representante de um terço do total, segundo dados da Nielson Ibope. “As pessoas estão usando cada vez mais a tecnologia de mobilidade. Já estão acostumadas a usar o smartphone para acessar funcionalidades úteis ao seu dia a dia, como chamar um táxi, ver a previsão do tempo, fazer check-in do voo ou acessar o banco. Portanto, as empresas não podem ficar a margem desse fenômeno. Seus serviços devem ser acessados pelos clientes na hora em que eles precisarem e onde eles estiverem”, afirma Cezar Taurion, sócio-diretor e CEO da Litteris Consulting, consultoria especializada em ajudar empresas em processo de transformação digital.

Relativamente novo, o ‘Aplication Software’, mais conhecido como APP, foi criado em 2007 juntamente com o lançamento do primeiro iPhone, da Apple, como conta Taurion. Anteriormente, os telefones celulares tinham funcionalidades básicas, como mandar mensagens, tirar fotos, armazenar contatos e, claro, fazer ligações. “O iPhone mudou as regras do jogo, derrubando, inclusive, empresas líderes que não entenderam o novo cenário, como a Nokia”.

Com o smartphone (celular inteligente), os aparelhos passaram a ser verdadeiros computadores móveis e hoje já podem ser considerados quase a extensão do cérebro humano. “O crescimento tem sido explosivo e estima-se que cada usuário de smartphone acesse os APPs cerca de 90% do tempo que utiliza seu dispositivo móvel”, afirma Taurion.

Fonte: Revista Hotel News, edição do mês de abril 2015.